Você comemora um dia marcado por um massacre de trabalhadores?

Você comemora um dia marcado por um massacre de trabalhadores?

Não há o que comemorar, sobretudo se olhar o porque do dia 1º de maio ser marcado como dia do trabalhador. Foram em todos os lados marcados pela repressão

O estopim foi em 1886, uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos.

No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. Não diferente em nossa região, a luta por melhores condições de trabalho foi através da força e união dos trabalhadores que foram mobilizando cada vez mais.

Nada que conquistamos até hoje veio através do sorriso do patrão, nada nos foi dado pelo Governo, sempre tivemos que arregaçar as mangas e ir à busca dos nossos direitos, e foi assim, com greve e operações tartaruga que aqui na nossa região conseguimos o Sábado Livre, reajuste salarial, auxílio creche, entre outras melhorias nas condições de trabalho.

 

Nesta data também é data para reafirmar o NÃO à projeto de terceirização. Aprovada na câmara, está em tramitação no Senado, onde passa a ser conhecida como PLC 30/2015. Rechaçar o ataque de empresários e políticos com a tentativa de aprovar a terceirização. Todo o repudio de todas as classes trabalhadoras contra a PL4330/04 que visa retirar direitos e precarizar a vida dos trabalhadores. Outros projetos de lei, já manifestados no site e rede social evidenciam a intenção de retirar direitos conquistados com muito suor.

Cobre explicações de seu senador e deputado. Exija que lute por mais direitos aos trabalhadores. Lembre-se deles agora, pois apenas em outubro eles se lembrarão de você.