Dia Mundial de Controle da Asma

Dia Mundial de Controle da Asma

Dia Mundial de Controle da Asma, lembrado em 21 de junho, é uma doença que se caracteriza por uma inflamação crônica das vias aéreas, não tem cura, mas pode ser controlada com a ajuda de uma dieta saudável Separamos quais alimentos podem melhorar os sintomas da asma.

Verduras, legumes e frutas frescas, grãos integrais, peixes e azeite de oliva, podem ajudar no controle da asma. Isso acontece porque esses alimentos são ricos em antioxidantes, substâncias capazes de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres – moléculas tóxicas produzidas pelo organismo, que podem causar inflamações e doenças. A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas, que se desenvolve de forma leve, moderada ou grave e geralmente é controlada com broncodilatadores.

Os sintomas vão desde tosse seca, chiado no peito, respiração rápida e curta, até dor no peito e dificuldade para respirar.

 

Alimentos recomendados

1-Ricos em ômega 3

Exemplos: salmão e demais peixes, azeite de oliva, sementes e oleaginosas (castanhas, amêndoas, linhaça moída ou em grão), ovo.

Benefícios: o ômega 3 inibe a produção de prostaglandinas, substâncias responsáveis pelo estreitamento dos brônquios e que causam a sensação de falta de ar.

 

2-Folhas verde escuras

Exemplos: couve, espinafre, agrião, rúcula

Benefícios: são ricas em magnésio, que promove o relaxamento muscular, facilitando a respiração.

 

3- Oleaginosas

Exemplos: castanhas, amêndoas, linhaça.

Benefícios: além de serem ricas em ômega 3, também contêm selênio (sobretudo a castanha de caju), que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

4- Ricos em licopeno

Exemplos: tomate, mamão, pitanga, repolho roxo.
Benefícios: o licopeno é um antioxidante, reforça o sistema imunológico. Tê-lo na dieta ajuda a minimizar a inflamação nos pulmões e evitar o chiado no peito.

 

5- Ricos em vitamina C

Exemplos: frutas cítricas, como laranja, acerola e kiwi e couve.

Benefícios: a vitamina C controla a liberação de histamina, que causa o processo inflamatório da asma

O tratamento da asma exige acompanhamento constante com um médico apropriado. O pneumologista é o profissional que normalmente melhor executa essa função.