O Dia da Consciência Negra homenageia e resgata as raízes do povo afro-brasileiro nos fazendo refletir sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil e seus impactos políticos no desenvolvimento da identidade cultural brasileira, seja por meio da música, da política, da religião ou da gastronomia entre várias outras áreas que foram profundamente influenciadas pela população negra. Além disso, devemos lembrar que ainda é possível ver os reflexos da história de desigualdade e exploração da população negra até os dias de hoje.
Referenciamos 6 figuras históricas da luta negra no Brasil na nossa arte. Conheça mais sobre eles:
✊🏿 ZUMBI DOS PALMARES: é por causa dele que o 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. Zumbi é o ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Último líder do Quilombo dos Palmares, na região da Capitania de Pernambuco, ele era responsável por uma comunidade formada por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas coloniais.
✊🏿 CONCEIÇÃO EVARISTO: um dos nomes mais conceituados da literatura brasileira nas últimas gerações, Conceição Evaristo é personagem importantíssima na luta pela afirmação da identidade negra no país, sobretudo no campo da escrita. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.
✊🏿 CAROLINA MARIA DE JESUS: foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, mais conhecida por seu livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960. Foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.
✊🏿 LUIZ GAMA: Luiz Gonzaga Pinto da Gama é considerado o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, pelo serviços prestados aos negros escravizados na época em que viveu. É considerado um dos raros intelectuais negros do Brasil do século XIX, quando a escravidão ainda era legal e o país vivia sob uma monarquia. Mesmo sem formação, exercia advocacia, principalmente para libertação de pessoas negras escravizadas ou acusadas de algum crime.
✊🏿 ABDIAS DO NASCIMENTO: é considerado um dos principais formuladores e expoentes da cultura negra no mundo. Em 1944 fundou o Teatro Experimental do Negro (TEN) no Rio de Janeiro, que denunciou o racismo nos palcos brasileiros, além de lutar pela valorização dos direitos civis dos negros e da cultura africana e pela criminalização da discriminação racial.
✊🏿 LÉLIA GONZALEZ: foi uma intelectual, autora, política, professora, filósofa e antropóloga brasileira. Foi pioneira nos estudos sobre Cultura Negra no Brasil e co-fundadora do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras do Rio de Janeiro, do Movimento Negro Unificado e do Olodum.