BLUMENAU – Quem estava preocupado com a chegada das correspondências em casa já pode ficar tranquilo. A greve dos Correios tem data para acabar. O representante regional de Blumenau do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina, Roberto Tavares, disse ontem que está marcado para quinta-feira o julgamento do dissídio coletivo da categoria na Justiça do Trabalho, em Florianópolis.
O que o juiz decidir sobre o valor do aumento dos salários e as outras reivindicações, os trabalhadores e empregadores devem acatar. Mas antes mesmo da decisão judicial, foi agendada para hoje, às 14h, também em Florianópolis, uma audiência de conciliação entre as partes. Conforme for o resultado desta primeira reunião, não será preciso nem chegar ao julgamento.
Em relação aos bancários, no entanto, as notícias não são tão otimistas. Sem data para nova negociação, não há perspectiva de retorno ao trabalho. Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau e Região, Leandro Spezia, a categoria está aguardando algum reação dos empregadores para a retomada das negociações, mas enquanto isso não ocorre, eles permanecerão em greve.
Bancos mantêm paralisação no Centro e nos bairros
A situação sobre o quadro nas agências bancárias segue a mesma do início da paralisação, há uma semana. No Centro da cidade, 90% dos trabalhadores aderiram à paralisação. Nos bairros, cerca de 40% dos funcionários estão parados.