Os efeitos do cigarro nos dentes são altamente prejudiciais. O efeito mais grave do cigarro nos dentes é o risco aumentado de câncer, além disso, o tabagismo aumenta a possibilidade de outras doenças e efeitos negativos na sua saúde oral, confira:
Coloração dos dentes – Os dentes de um fumante ficam amarelados devido à nicotina e ao alcatrão que se depositam na superfície dentária.
Mau hálito – Os componentes nocivos do tabaco são geradores de mau hálito ou ao mesmo tempo acentuam a halitose de que o fumante já sofre. Além do cheiro, o cigarro traz prejuízos a uma oxigenação adequada e, como consequência aparece o mau hálito.
Insucesso nos tratamentos – O tabagismo atrapalha e retarda o processo de cicatrização de ferimentos, tanto traumáticos como cirúrgicos. Além disso, também reduz grandemente a capacidade de regeneração dos tecidos.
Maior chance para o surgimento de cáries – O hábito de fumar também favorece o aparecimento de cáries. Entre os fumantes observa-se uma maior quantidade de cáries nas raízes dos dentes. Isso porque o hábito de fumar provoca a perda do suporte dos dentes com exposição da raiz.
Câncer oral – O cigarro contém um elevado número de substâncias cancerígenas, aumentando consideravelmente o risco de desenvolvimento do câncer, com uma elevada taxa de mortalidade, pois geralmente é diagnosticado em estádios avançados.
O melhor conselho, dentre todos, é sem dúvida parar definitivamente de fumar.